Registro de Domínio

Registro de DomínioPara que sua empresa garanta segurança jurídica em termos de marca é necessário fazer duas coisas muito importantes: registrar a marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e registrar um domínio na internet com o nome referente à empresa. As duas etapas, entretanto, tem trâmites diferentes, mas necessários.

Registro de Marca no INPI

Uma marca pode ser um nome ou imagem (ou os dois) de seus serviços, produtos ou empresa. A marca é entendida como uma propriedade intelectual e, por isso, deve ser registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), para que sua ideia seja protegida. Funciona assim, não há um registro mundial para todas as marcas do planeta, então, você, pessoa física ou jurídica (para os casos de empresas criadas que ainda não registraram sua marca), deve registrar sua marca no cadastro brasileiro, ou INPI. Mas vamos por partes, pois a sua primeira dúvida pode ser: o que não pode ser marca? Entre as principais coisas que não podem ser marcas, de acordo com o INPI, estão:

– Brasão, armas, medalha, bandeira, emblema, distintivo e monumento oficiais, públicos, nacionais, estrangeiros ou internacionais, bem como a respectiva designação, figura ou imitação;

– expressão, figura, desenho ou qualquer outro sinal contrário à moral e aos bons costumes ou que ofenda a honra ou imagem de pessoas ou atente contra liberdade de consciência, crença, culto religioso ou ideia e sentimento dignos de respeito e veneração;

– reprodução ou imitação de elemento característico ou diferenciador de título de estabelecimento ou nome de empresa de terceiros, suscetível de causar confusão ou associação com estes sinais distintivos;

– sinal que induza a falsa indicação quanto à origem, procedência, natureza, qualidade ou utilidade do produto ou serviço a que a marca se destina;

– nome, prêmio ou símbolo de evento esportivo, Artístico, cultural, social, político, econômico ou técnico, oficial ou oficialmente reconhecido, bem como a imitação suscetível de criar confusão , salvo quando autorizados pela autoridade competente ou entidade promotora do evento;

– obra literária, Artística ou científica, assim como os títulos que estejam protegidos pelo direito autoral e sejam suscetíveis de causar confusão ou associação, salvo com consentimento do autor ou titular;

A marca é, portanto, algo único que ainda não foi utilizado como símbolo para terceiros. Escolhida a marca (tanto em nome ou símbolo), o usuário pode entrar no site do INPI (http://marcas.inpi.gov.br/emarcas/), e iniciar sua requisição. Nessa primeira fase, o requerente tem que atentar para uma coisa principal: a classificação da marca. A marca tem que se adequar a alguma das 25 categorias utilizadas pelo INPI para denotar o ramo de atividade ao qual a empresa trabalha. Assim, se sua empresa, por exemplo, for química e você deseja patentear uma marca ligada à indústria química, deve-se classificar a marca no quesito que engloba substâncias químicas. Pode parecer óbvia essa conexão, mas uma marca classificada de forma errônea pode ser contestada pelos concorrentes e acabar sendo anulada. A lógica é que sua marca não condizer com a atividade de sua empresa, sua atividade não está adequadamente formalizada, o que expõe sua ideia à utilização de terceiros. Por isso uma boa análise nesse quesito é fundamental.

Dependendo do tipo de marca (nome, imagens ou os dois), e da natureza de quem faz o registro (pessoa física ou jurídica), o valor a ser pago pode ser diferente. Para se ter uma ideia, uma marca em nome e imagem, registrado por uma pessoa física pode ter uma taxa inicial de R$ 142,00, enquanto que a mesma parca registrada por uma pessoa jurídica pode ter um custo de R$ 355,00. Após isso, o processo segue para registro em que o INPI averigua se a marca já está ou não em uso. Esse é o momento onde terceiros podem contestar a sua legitimidade como detentor da propriedade da marca. Há dois caminhos principais: no primeiro sua marca ainda não é utilizada e você consegue o registro em pouco mais de 2 anos; no segundo sua marca já é utilizada e, portanto, as partes devem justificar a utilização da mesma. No segundo modelo o prazo do processo estende-se um pouco e você levará mais tempo para se registrar. Há empresas privadas que fazem esse acompanhamento para você e preparam sua defesa em caso de contestação de terceiros, uma delas é a http://www.direcaoconsultoria.com.br , que pode ajuda-lo tirando mais dúvidas e indicando o melhor caminho.

Registro de domínio para empresas

O site nacional onde é feito o registro de domínios é o http://registro.br/ . Lá você registra o seu domínio em qualquer uma de várias terminações possíveis (com.br, eco.br, net.br etc), mas,Registro de domínio novamente, cada terminação diz respeito à um setor específico. Assim, a terminação com.br serve para Atividades comerciais, eco.br para Atividades com foco eco-ambiental, em.br para Pequenas e micro-empresas, enfim. Nesse site você consegue encontrar todas as terminações e suas indicações para escolher a extensão adequada. Para manter um site, o custo a ser pago é anual, no valor de R$ 30,00.

Mas o que acontece se você registra uma marca, mas já existe o domínio na web? Três vezes por ano há o processo de liberação de domínios, o que significa que os domínios que já existem podem mudar de propriedade. Isso pode ocorrer por alguns motivos e, por exemplo, nos casos em que o usuário registra uma marca e o domínio dá existe. Assim, você se cadastra no registro.br, mas marca uma cláusula que diz “A entidade possui o registro de marca ou nome empresarial correspondente a este nome de domínio”, o que significa que está pleiteando o domínio em questão. Vencida essa etapa, você tem que esperar as datas de liberação de domínio e comprovar o registro da marca para aquele endereço. Em seguida as duas partes apresentam as justificativas para requerer o domínio e, após análise o domínio pode ou não mudar de requerente. Ou seja, se sua marca for registrada, mas já existir domínio semelhante, há a possibilidade de você conseguir aquele domínio. 

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Hospedagem de Sites

Todo site também precisa de um lugar para hospedar arquivos, banco de dados e e-mails. A hospedagem de site nada mais é do que o aluguel de um computador (instalado em uma grande central de processamento – Data Center), que vai distribuir o conteúdo do seu site pela internet.

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Otimizacao de Sites Curitiba - SEO

Anunciar em redes sociais é uma boa opção. Mas porque ter um site se já tenho as redes pra me ajudar a vender?

Sim é verdade que as redes sociais estão aí para ajudar, mas ja pensou que nenhuma dessas plataformas é sua? Além do mais um site serve não só como seu cartão oficial como serve para mostrar seu profissionalismo e eficiência em atender clientes, com formulários e sessões que só um site pode ter.

Os clientes notam quando sua empresa está investindo em canais diferenciados, e o site é essencial para que mostre o quanto sua empresa está engajada em tratar cada um personalizadamente.

Um dos principais fatores é a segmentação e análise. Em um site podemos ver de onde cada usuário está chegando, saindo e fazer contato direto.

Como os clientes compram através da internet?

Começam a pesquisar pelo Google ou indicação. Entram em um site, outro e outro. Entram em contato para saber mais sobre os serviços e assim decidem com quem irão comprar. Chegam a conclusão de quem será o prestador de serviço por ordem de como foram atendidos, do quanto deram valor a solicitação, entre outros fatores.

Vão e voltam de acordo com o que viram.

Podemos dizer que muitos já contrataram serviços fora da Exacta Web e voltaram a nós para concluir.

Garantia Exacta Web

Estamos sempre atualizando nossos conhecimentos através de muito estudo e experiências práticas, com colaboradores e clientes que precisam sempre o melhor.

Programamos, desenhamos e estudamos marketing digital desde 1998. Sabemos o que seu público quer e garantimos um site de ótima qualidade para você.
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Não há resumo por ser um post protegido.

Curitiba Marketing Digital

Apure piá! Entender o mercado digital de Curitiba é fundamental. Temos em nossa equipe curitibanos natos e profissionais que adoram a vibe desta cidade. Apaixonados pelo que fazemos, só podemos dizer que é um orgulho ajudar o marketing digital em Curitiba crescer de forma objetiva.

Como é bom caminhar no Parque Barigui, ver as belezas do Parque Tanguá, visitar a Pedreira e caminhar no centro percebendo o comércio. Andar de carro nas zonas industriais sentindo cada detalhe; ir ao aeroporto ver o movimento de pessoas chegando na melhor capital do país.

Mas, vamos ao trabalho, pois a vida é cheia de cobranças. Nós entendemos de Curitiba Digital, pois desde 2010 trabalhamos na capital paranaense com criação de sites, lojas virtuais e marketing digital, adquirindo conhecimento sobre os mais diversos setores.

Colocamos aqui como é bom conhecer os locais da cidade para fazer uma relação, para mostrar que tanto quanto entender o mercado de Curitiba na internet é sair por aí e saber como é, realmente, a movimentação dos negócios e das pessoas. Assim temos uma ideia muito melhor para tratar cada site e campanha de forma adequada. O mundo virtual completa o mundo real e vice-versa.

B2B Curitiba DigitalB2B Curitiba Digital é um novo projeto que leva aos empreendedores um ponto de vista melhor do que está acontecendo nos bastidores, mostrando quem está em cima, quem precisa melhorar e comentários do que temos pelas ruas e avenidas. Pesquise nos buscadores sobre sua concorrência, possíveis parcerias no seu setor. Isso vai te dar uma visão ampla para tomar as melhores decisões, principalmente na otimização do site.

Aguardem as próximas postagens. Tudo em cima?

Agradeça seu trabalho e sua equipe. Isso é muito importante!

 

Você já deve ter ouvido falar de otimização de sites por aí? Certo? Então, uma das técnicas de otimização é o link building, que nada mais é do que a distribuição de links pela internet, seja em sites parceiros ou dentro do seu próprio site.

Chamamos de link building externo, seus links em outros sites, e link building interno os links dentro do seu próprio site. Mas o que importa isso?

TUDO! Essa técnica é um dos pré-requisitos mais importantes na otimização dos sites. Afinal, internet é feita de links, não é? Portanto atenção as palavras seguintes se você se interessa em colocar seu site entre os primeiros nas buscas.

Os links internos são importantes para mostrar aos buscadores que seu site tem conteúdo, o Google, por exemplo, dá muitos pontos para sites que tem uma boa integração deste tipo de link. Mas lembre, é preciso prestar atenção no link juice, que é a distribuição equilibrada dos links. Trabalhe com 4 a 5 páginas em sites pequenos para manter este equilíbrio e não perder força.

Os links externos direcionando ao seu site são tão importantes quanto os links internos. Eles fazem os robôs do Google entenderem que sua página é importante, dando valor ao seu domínio. Quanto mais importante for a página que linka com seu site, melhor.

Temos algumas dicas para link building externo, mas isso fica para outro post.

Fique bem, foco no trabalho e em sua equipe para crescer.

Marketing Digital Curitiba

Coloque no papel tudo o que você sabe fazer de melhor e que possa auxiliar seus colaboradores e clientes e como resultado lhe dar dinheiro.

Anote as ideias, analise e selecione. Acredite no possível e no impossível. O mundo digital está cheio de exemplos motivadores de pessoas comuns que, com muito trabalho e parcerias, chegaram no topo.

O que estamos vivendo desde o início de 2020 não é brincadeira, mas nos mostra um mundo de novas oportunidades e melhorias .para os próximos anos Basta ter discernimento de onde aplicar o esforço, nossa atenção.

O que fazer para destacar minhas ideias e meus projetos em 2022?

  1. Como dissemos anteriormente o primeiro passo é anotar tudo. No papel ou em notas no seu computador ou celular, anote.
  2. Busque no Google por ideias semelhantes, sites que lhe agradam visualmente e pelas funções. Anote.
  3. Solicite atendimento de um profissional experiente em gerenciamento de projetos na internet, aqui << Ele irá te deixar por dentro do que precisa, se é site, loja virtual, landing pages, blog; todas com integração äs redes sociais.
  4. Analise os pontos destacados pelo consultor e faça perguntas, tire mesmo suas dúvidas, não tenha vergonha de perguntar tudo o que quer saber.
  5. Crie um perfil empresarial no Instagram e Facebook é fundamental, deixe o gerenciamento com uma equipe profissional, eles saberão como atingir mais pessoas com menor custo.
  6. Separe uma quantia mensal para investir em anúncios patrocinados no Google, Instagram e Facebook. Peça para o consultor simular valores de investimentos em anúncios patrocinados nas redes sociais.
  7. Acompanhe os resultados e envie suas impressões e sugestões ao seu gerente.

Este são alguns passos. Podemos te auxiliar no preparo de seu projeto em todas as fases. Entre em contato, estamos ao dispor para te ajudar a crescer no mundo digital.

Desenvolvimento de Sites Curitiba - Conteúdo

Sabe como fazer para que o tempo de desenvolvimento de seu site fique otimizado e o resultado saia melhor do que o esperado? Planeje com antecedência o conteúdo do seu site. Funciona assim: quando uma empresa contrata o serviço para fazer um site, nós da Exacta temos que fazer um briefing levando em consideração os seguintes aspectos: layout (forma do site), menus, conteúdo textual e de imagens, navegabilidade etc. Então, para agilizar seu serviço e torna-lo o melhor possível (e antecipando as reuniões para definir o produto final), é importante que o cliente saiba de antemão o que deseja pôr ou não no site. Assim, otimizaremos o seu tempo e o produto ficará exatamente da forma como imagina. Nesse texto, vamos passar algumas dicas para planejamento em cada parte do desenvolvimento de seu site.

Layout

O layout é a “forma” do site, o design que será exibido quando o usuário digitar o nome da sua empresa na barra de endereços. Dependendo do tipo de site (mais informações, mais produtos etc), o layout terá mais ou menos menus e colunas, assim, o empregador tem que ter uma visão estratégica de quantos menus o site conterá. A ideia é que cada setor de especificidade da sua empresa contenha um menu. Por exemplo, se você tem uma loja de carros, os menus podem diferenciar os carros novos de seminovos, ou ainda dividir os automóveis pelas marcas que os distinguem. Dessa forma, os menus abrigam produtos específicos, facilitando também a navegabilidade do site para o seu cliente que nele entrará. A dica é desenhar o layout em uma folha de papel (ou mesmo no Paint do computador), para que seja formada uma visão conceitual do projeto.

Outra coisa muito importante é ter uma ideia de grupo de cores que serão usados no seu site. Nesse aspecto, geralmente se utiliza uma gama de tonalidades de acordo com o logotipo da empresa, e tons parecidos ou contrastantes. Ou seja, se o logotipo da sua empresa é azul e branco, e você deseja que o background (“plano de fundo”, em tradução livre) de seu site seja azul claro, o tom do texto a ser utilizado pode margear entre um amarelo, verde claro, branco e preto. Normalmente se utiliza o preto, pois é a cor de fonte mais utilizada e também a melhor lida pelas pessoas. A explicação para isso é que se a cor for muito contrastante com a cor de fundo, a fusão de tonalidades pode prejudicar a leitura do texto.

É por isso que, na maioria das vezes, utiliza-se um background branco e cores pretas, com os menus ostentando cores diferentes. Mas isso não é uma regra, pois determinados seguimentos prezam mais pelo apelo estético e conceitual do site, assim, é importante que o cliente tenha uma ideia das cores do site para trabalharmos sobre isso. Uma dica nessa parte é olhar o círculo cromático com as tonalidades e suas cores adjacentes e contrastantes, assim o cliente saberá escolher melhor suas cores.

Conteúdo textual e de imagens

A parte de conteúdo é a mais complexa em toda criação de sites, pois algumas vezes a empresa não tem o conteúdo que ela imagina para seu site ou tem material insuficiente para ser utilizado. Mas vamos falar primeiro do conteúdo textual. A empresa tem pouco conteúdo textual para o site quando ela cria menus que desconhece o conteúdo deles. Isso acontece quando a contratante faz uma projeção de um novo serviço ou produto a ser oferecido, mas acaba (por falta de tempo ou organização), não dispondo de muitas informações para fornecer no período de desenvolvimento. É importante, então, ter esse conteúdo de forma completa, acabada e revisada, sem erros de português.

Em outra ocasião, a empresa não tem o conteúdo que pensa dispor. Isso pode acontecer por dois motivos: ela está expandindo seus serviços e não tem nada pronto ainda sobre suas novas atividades; ou ela está surgindo e não tem seu leque de atividades consolidado. Nos dois casos o ideal é que a empresa trabalhe para desenvolver esse conteúdo textual, desde o mais básico (“Quem somos” ou “A Empresa” etc), até os mais específicos (serviços e atividades oferecidas). A falta desses materiais torna o site carente de informações básicas para a navegabilidade do usuário.

Quanto ao conteúdo de imagens é extremamente importante que a empresa tenha um banco de imagens (ou crie um), para que as fotos possam ser transferidas, redimensionadas e colocadas no novo site. Quanto às imagens, é preferível que elas sejam leves, sejam identificadas e não possuam imperfeições (rabiscos, mal enquadramento, datas escritas etc). O “peso” da imagem na internet é importante para acelerar o carregamento de seu site, ou seja, se seu site tem imagens muito pesadas, com muita resolução ou detalhes, o texto carregará, mas não toda a página. O resultado é que espaços em branco surgirão entre o texto ou em locais específicos, então o usuário que está acessando o site pode não gostar disso e, sem tempo, abandonar o site. Isso acontece porque a conexão mais lenta de alguns usuários dificulta o carregamento completo dele e, se a pessoa não tiver mais disponibilidade, ela acaba abandonando-o.

Munidos dessas informações prévias de layout, conteúdo textual e de imagens, o trabalho para desenvolvimento do site fica otimizado e preciso, pois terá muito mais chances de sair exatamente como o cliente imaginou. A outra grande característica é acelerar o próprio andamento do site, pois, com todo o material à disposição, fica mais rápido fazer as provas para que o cliente aprove o projeto.

 

Loja no Instagram

O Instagram e o Facebook não são apenas redes sociais, mas sim uma opção de publicidade lucrativa e complementar ao Google Ads. Atualmente, o Instagram é a rede social mais influente e o Facebook a mais conhecida no mundo, com mais de 1,30 bilhões de usuários ativos (usuários ativos são as pessoas que usam o Facebook pelo menos uma vez por mês). E é claro que a estratégia seguinte utilizada pela rede social foi converter todas essas contas em público-alvo para as empresas, através dos anúncios no feed de notícias, na lateral da rede social e também no celular dos clientes. Agora, você sabia que essa alternativa pode complementar os resultados positivos para suas campanhas digitais? Leia o resto do texto e entenda.

Alcance e Especificidade

As duas maiores características destas redes são o alcance e a forma como ele filtra as pessoas em áreas de interesse. Vamos por partes, a primeira característica diz respeito à quantidade de usuários da rede social (1,30 bilhões), e ao fato de constantemente novas pessoas fazerem uma conta no nelas, e mesmo empresas importantes criarem uma página para investir nas ações relacionadas a essa rede social. Essa primeira característica é muito importante porque demonstra a força e confiabilidade do Instagram/Facebook enquanto local de investimento financeiro, afinal ninguém vai investir em algo que tende a perder relevância.

A segunda característica, especificidade, é a cereja do bolo, a habilidade que a distingue: as pessoas são agrupadas de acordo com suas preferências. Aliás, essa não é uma coisa banal como possa imaginar, mas sim uma característica que filtra todas as pessoas por grupos de interesse e as prepara para receberem ofertas do que elas procuram. A capacidade de filtrar os usuários, seja a partir do questionário do perfil próprio ou das páginas e grupos que a pessoa frequenta, faz com que a rede social tenha um pesado banco de dados em que estima as intenções de compras das pessoas que acessam o Facebook. E é justamente esse alcance e a capacidade de filtrar os clientes que a transforma em uma grande ferramenta de marketing disfarçada de rede social.

Preço e Negócios

Entendidos o poder e qualidades principais do Facebook, podemos entender que a migração para o campo da propaganda paga foi um passo muito natural para a expansão dos negócios da rede social. E, da mesma forma natural, a publicidade online, que antes rendia-se ao poder do Google, começou a migrar ao Facebook atraída pelos preços menores em segmentos de mercado. Quer dizer, a verba de publicidade que antes ia inteiramente para o Google, começou a ser redefinida para suportar investimentos também no Facebook. A estratégia de diversificar investimentos tem sempre o objetivo de alcançar o cliente novo ou fazer o retargeting focando o cliente que já conhece a marca, mas não usufrui de todos os serviços oferecidos.

Dessa forma, aliada à melhora do logaritmo que avalia a preferência dos usuários de Facebook, as propagandas estão ganhando o lugar na rede social e encontrando os clientes alvo das empresas e o resultado é que hoje, o Social Commerce (transações feitas pelas redes sociais) movimente hoje, no Brasil, cerca de R$ 100 milhões por ano, com expectativa de crescimento de mais de 10% ao ano.

Outras características também ajudam a explicar esse bom número: Atração de clientes em estágios iniciais de interesse no produto/serviço, pois, calculando os gastos com site e publicidade paga no Google, pequenas e médias empresas iniciantes estão optando por criar uma página no Facebook e fazer vendas pela rede social; Publicidade exibida de acordo com o contexto social do cliente, ou seja, anúncios bem focados, específicos, filtrados de acordo com os instrumentos sociais do Facebook; Pode-se escolher a posição do anúncio entre Feed de notícias do usuário, Feed de notícias do aparelho móvel e coluna à direita; etc.

Preço e capacitação

Junto com essas características, o principal: preço para concorrer com o Google. Atualmente, há uma profusão de empresas que utilizam as ferramentas de Google Adwords para publicidade online, o que automaticamente aumenta o valor por clique pago em cada palavra. Nesse meio entra o Facebook, com um custo menor por clique em determinados seguimentos. Mas apesar dessa diferença, o sistema dos dois é o mesmo: leilão por custo de lance. Ou seja, nos dois casos, a empresa estipula um valor máximo que deseja pagar e o Facebook ou Google comparam os lances (no Facebook as empresas escolhem os interesses dos clientes, no Google as empresas escolhem as palavras-chave), e dão mais espaço para quem der a melhor oferta.

Nos dois casos, entretanto, é primordial um acompanhamento diário das variações dos preços dos lances para cada palavra-chave ou grupo de interesse, é aí que entra a capacitação. A Exacta é uma das poucas empresas de Curitiba que também trabalha com propaganda paga no Facebook, e não só com estimativas de lances, mas com relatórios para mensurar os gastos e ganhos com essa nova ferramenta. O domínio das ferramentas do Facebook são primordiais para conquistar o sucesso publicitário nessa rede social.

Oferecemos consultoria in company ou individual. Para qualquer dúvida sobre o tema ou como alavancar seus negócios no Facebook, nós podemos lhe ajudar.